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sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Consciência Negra



“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grade e
Senzala

Novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra . Na nossa  escola este tema é trabalhado o ano todo, pois acreditamos que

relações raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados sempre. 

Inserir a temática negra no currículo escolar é uma forma de combater a discriminação, apontam especialistas. Pais e professores também podem ajudar a reforçar a identidade cultural de crianças e jovens negros escolhendo livros e brinquedos com essa temática. "Esses materiais didáticos podem ser introduzidos na primeira infância, quando a criança começa a brincar", diz Oswaldo, da Metodista. Assim a criança vai automaticamente entender e até apreciar as diferenças. "É preciso naturalizar esse processo", conclui. http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/consciencia-negra-511253.shtml
Desta forma optamos por trabalhar o tema através da literatura infantil, alunos viram vídeos, ouviram histórias e leram livros.


Menina Bonita do Laço de Fita

Autor: Ana Maria Machado

O livro permite que seja abordado em sala temas com a diversidade racial.Desenvolvimento do tema da diversidade, não somente com o objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade étnico-cultural brasileira, contribui para que as crianças se apropriem de valores como o respeito a si próprias e ao outro, mas também com o objetivo de elevar a auto-estima do aluno negro.

Minha família colorida

Autora: Georgina Martins

O livro Minha Família é Colorida conta a historia do menino Ângelo que tinha uma família toda colorida. Ele tinha dois irmãos. O João e o Camilo. Ângelo era um menino observador, certo dia chegou a casa e perguntou para sua mãe. Porque meu cabelo não vua. E o cabelo da vovó vua.

Sua mãe demorou a entender, mas concluiu que ele queria dizer voar. Entendeu também que ele queria dizer que uns tinha cabelos lisos e outros da sua família tinham cabelos crespos. Sendo assim ela sentiu que tinha de explicar melhor aquele assunto...

“- Mãe, então sabe por que o meu cabelo não “vua” e a minha pele é assim, dessa cor? É porque a nossa família é toda colorida, e eu acho que ela é muito bonita, igualzinha à minha caixa de lápis de cor! “

Bonequinha preta

Autora: Alaíde Lisboa de Oliveira

 O livro fala sobre: a desobediência, o amor,  e sobre diversidade.

 As meninas negras

Autora: Madu Costa.

O livro fala de três lindas meninas que vieram da África, abordando a questão racial e cultural.

O cabelo de Lelê

Autor:  Valéria Belem

Lelê não gosta do que vê.- De onde vêm tantos cachinhos?, ela vive a se perguntar.

E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.

As Tranças de Bintou

Autora: SYLVIANE A. DIOUF
As tranças de Bintou é uma história comovente que permite repensar o Brasil através dos costumes africanos. "Grande parte da minha pesquisa é dedicada à história e à cultura do povo africano. Quando me dei conta de quão pouco conhecemos esses assuntos, senti que deveria partilhar o que aprendi, não somente com adultos, mas também com os leitores mais jovens que, espera-se, cresçam mais bem informados que as gerações anteriores. (A Autora)
Bichos da África
Autor:  Rogério Andrade Barbosa
Em “a mosca trapalhona”, uma ação da pequenina mosca desencadeou uma sucessão de eventos que chegou até a aldeia. A história ressalta que nenhum dos envolvidos tinha a noção do conjunto e que só o chefe da aldeia, ao procurar entender toda a situação
desenrolou toda a trama. O chefe percebeu que uma pequenina ação pode ser importante, mesmo que o protagonista da ação não tenha esse conhecimento. http://www.acordacultura.org.br/livros/content/bichos-da-%C3%A1frica-0

Em junho : Os alunos do 1ºAno e 2º Ano conheceram a história Menina Bonita do Laço de Fita
















Atividades realizadas
Turma 1301 Cabelo de Lelê




Turma 1201
Vídeo da bonequinha preta

Atividades realizadas
Grupo de reforço escolar contra turno  turmas: 8601 e 1301

 Alunos leram a   história no computador


Após cada aluno recebeu uma parte da história e foi convidado a ler para o grupo


Assuntos abordados:

- Características das meninas

- Contribuição do negro em nossa cultura

- Nomes das meninas ( Mariana- palavras  dentro do nome Maria/Ana/ Mar/Ri )
- Interpretação da história











Alegria total: Criar a personagem preferida



Culminância: exposição dos trabalhos














Melhor momento: Capoeira









" A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de 

forma transversal, em várias disciplinas "

Parabéns a toda comunidade escolar

Um abraço

Lais Coutinho 


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