Arquivo do blog

domingo, 18 de setembro de 2011

Feira Cultural/Estreitando laços Comunidade X Escola

Culminância do projeto iniciado em agosto 
http://emfelixpacheco.blogspot.com.br/2011/08/agosto-folclore.html)


O folclore pode ser considerado, além de uma forma de divertimento, como um instrumento enriquecedor das práticas pedagógicas de construção da leitura e da escrita.
Visto como ações lúdicas que exigem movimentos e concentração, desenvolvem, dessa forma, a coordenação motora e a parte cognitiva. Quando brincamos, estamos treinando o nosso corpo e a nossa mente para enfrentar o mundo que nos espera. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras folclóricas são momentos na nossa vida que, se bem aproveitados, podem contribuir para que sejamos adultos física e emocionalmente equilibrados, capazes de viver de bem com a vida. Assim sendo, não podemos deixar que as brincadeiras de roda, pega-pega, esconde-esconde, que fazem parte da nossa cultura, morram. Precisamos resgatá-las e transmiti-las às nossas crianças.

A  utilização do folclore no contexto escolar auxilia de forma positiva a aprendizagem, além de levar os alunos à conclusão consciente de que toda cultura tem uma dignidade e um valor que devem ser respeitados e protegidos diante das diversas culturas que fazem parte da nossa humanidade.

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-escola/apoio/Folclore-e-educacão
Este projeto não se encerra aqui, pois a cultura , a identidade de um povo faz parte do currículo anual da nossa Escola.

Recebendo os responsáveis:
E para receber com carinho... As turmas do 4º Ano prepararam uma feira gastronômica com pratos típicos.


O aprendizado das brincadeiras pela criança propicia a liberação de energia, a expansão da criatividade, fortalece a sociabilidade e estimula a liberdade.
Nesse clima a turma 1101, professora Claudia , apresentou várias brincadeiras entre elas Escravos de Jó 
 
A música possibilita o deslocamento do corpo no espaço e a prática de movimentos variados, o que exige percepção espacial. A turma 1102 alegrou o evento apresentando um animado forró.

As melodias agradam bastante as crianças e até  adultos.



Nesta alegria assistimos a turma 1301, professora Vanessa  com a música “ A cuca te pega”



O EI 21, professora Célia Cristina  com a música da Barata.



EI 11 professora Edna com a Linda Rosa Juvenil



EI 20 professora Ana Cristina, A canoa virou
 E o EI 10 da professora Terezinha




Os trava-línguas recreiam e estimulam as relações sociais, reafirmando a unidade grupal

A turma 1302 , professora Rosana,  mostrou-se especialista nos trava- línguas
As adivinhas são  interessantes expressões  de linguagem. Elas exigem habilidades de raciocínio e são divertidas.E nessa diversão os responsáveis foram desafiados pela turma 1202 , 1401 e 1402 .


Lendas são histórias anônimas muito antigas que fazem parte da imaginação popular poética, em que a fantasia e o real se misturam, criando assombrações e seres naturais que não existem; elas são transmitidas de geração a geração. Com essa percepção, os alunos das turmas 1501 e 1502  desenvolveram, através da dramatização, a lenda da Vitória Régia.

 Nossa exposição:











Agradecemos:  O trabalho realizado por todas as professoras, o apoio recebido por todos os funcionários.

Agradecemos e ficamos muito felizes com a presença da Ana Paula representante da 3ª CRE e o carinho do  ex estagiário Yann Nunes 

                    Um agradecimento especial aos responsáveis
Parabéns a toda Comunidade Escolar pelo belo trabalho desenvolvido
Lais Coutinho